domingo, 27 de junho de 2010

Oriximiná recebe títulos de terra e máquinas do kit

    Mais de 1.300 famílias pertencentes a 32 comunidades ribeirinhas tradicionais das Glebas Sapucuá e Trombetas, no município de Oriximiná, região do Baixo Amazonas, receberam títulos de terra concedidos pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no sábado, 20. "O Governo do Estado está demonstrando que tem responsabilidade social. Este é um dia histórico para Oriximiná e região do Baixo Amazonas", afirmou o presidente da Associação das Comunidades das Glebas Sapucuá e Trombetas (Acomtags), Emerson Carvalho.    

    Os títulos de Direito Real de Uso da Terra foram entregues pela governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, no ginásio esportivo municipal Guilherme Guerreiro, que foi reinaugurado pela prefeitura. Presente à cerimônia, o deputado estadual Gabriel Guerreiro, natural de Oriximiná e líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), destacou a importância da entrega dos títulos como símbolo da descentralização dos investimentos que o governo está fazendo. "As políticas públicas estão chegando a todas as regiões e aqui em Oriximiná não é diferente". O mesmo sentimento de reconhecimento pela chegada dos investimentos no município foi demonstrado pelo deputado Júnior Ferrari, que também nasceu em Oriximiná e prestigiou o evento. Kit Faz Estrada - Os 1.200 quilômetros de estradas vicinais, além dos 50 km da BR 163 que passam por Oriximiná, vão ser beneficiados pelo Programa Caminhos da Parceria, com a entrega de um kit completo de patrulha mecanizada do Programa Faz Estrada, do Governo do Estado. "Receber este kit é muito importante para a prefeitura, pois um município como o nosso não tem condições de comprar sozinho as máquinas que são fundamentais para ajudar na abertura, recuperação e manutenção de vicinais, ramais e melhorias de vias urbanas não pavimentadas de Oriximiná", enfatizou o prefeito Luiz Gonzaga Filho, que recebeu uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um trator de pneu e uma caçamba, também entregues pelo Governo do Estado. O prefeito de Juruti, Manoel Henrique Costa, que não pôde receber o kit em Santarém, foi à Oriximiná para assinar o contrato de concessão de uso das máquinas. "Fico muito feliz de retornar à Oriximiná porque não estamos voltando de mãos vazias, estamos trazendo políticas públicas como o kit 'Faz Estrada'. São máquinas e equipamentos que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou a governadora. Ana Júlia Carepa também fez a entrega dos certificados do curso de formação de 29 soldados da Polícia Militar e nomeou diretores de duas escolas estaduais em Oriximiná. Também participaram da cerimônia no município, os deputados estaduais Júnior Hage e Carlos Martins, o deputado federal, Paulo Rocha, além da secretária de Estado de Pesca e Aquicultura, Socorro Pena, entre outras autoridades.

2 comentários:

Onésimo Martins de Castro disse...

Prezado Sr. Manoel Almeida,

Desculpe-me escrever neste espaço,um assunto fora de contexto. É que não encontrei o endereço de email do Editor da "Folha de Oriximiná" para fazer minha solicitação e descobri aqui que o senhor é o editor desse jornal.
Vi, no exemplar de novembro deste ano,uma matéria intitulada "Isolados, índios da etnia zo''é são desafio para Funai", de Felipe Recondo, transcrita do jornal "O Estado de São Paulo" na qual constam informações sobre os missionários que ali atuaram que não são a expressão da verdade.
Entendo que o Senhor as publicou acreditando no referido jornal e gostaria de contar com sua disposição democrática para corrigir essa distorção, publicando um artigo que tenho em mãos, mostrando a outra face deste assunto.
Informo-lhe que fiz parte da equipe de contato com os Zo'é, resido em Santarém e possuo documentos que contestam todas as acusações feitas por aquele jornalista. E, para o bem da verdade, me coloco à disposição para quaisquer esclarecimento a respeito.
Aguardo sua resposta com um endereço de e-mail, par que lhe possa enviar o texto.
Grato!

Onésimo Martins de Castro

Mano Almeida disse...

meu caro Onésimo, eu apenas assino o jornal Folha de Oriximiná, mas não ou editor do mesmo. mas o assunto abordado por vc é interesante até por que tenho intenção de publicar matérias sobre os Zo´é. Tenho um jornal qu se chama Lado Oeste e se caso se interesse em publicar, estou á disposição. meu endereço: manoeljalmeida@gmail.com.
Um abraço