sexta-feira, 4 de junho de 2010

Capitão Marcelo Ribeiro leva Polícia Comunitária à Brasília

   Nos dias 01 e 02, o comandante da 12ª CIPM Companhia Independente de Polícia Militar, Companhia Trombetas, com sede em Orixminá, Capitão Marcelo Ribeiro, ministrou curso na 7ª Edição de Formação dos Policias Militares do Brasil para a Força Nacional de Segurança Pública. Na ocasião, o capitão explanou sobre o programa ‘Segurança Cidadã’, do Governo do Estado voltada para a área de segurança pública. O evento aconteceu no BEPE, Batalhão Escola de Pronto Emprego, na cidade de Luziânia, GO, que fica à cerca de 50 KM de Brasília/DF.


   Os quarenta alunos participantes de vários estados puderam acompanhar as ações do Segurança Cidadã, nas experiências vividas em Belém, cujas bases de segurança comunitária estão localizadas no Guamá, Terra Firme, no Distrito de Mosqueiro, Santa Isabel do Pará e no Oeste do Estado nas cidades de Santarém e Oriximiná, onde foi implantada a filosofia da Polícia Comunitária, através dos oficiais e soldados PMs, sob a coordenação do comando geral da Polícia Militar do Estado.
   O encarregado pela divulgação o comandante da Companhia Trombetas, Cap. Marcelo Ribeiro, o grande responsável pela implantação da filosofia da Polícia Comunitária em Oriximiná mostrou através de vídeos os primeiros passos até os dias atuais, como foi o trabalho que todos tiveram para implantar a PC, que partiu da desconfiança da população até a aceitação dela. Esse material serviu também de matérias para melhorar o aprendizado dos participantes.
    O capitão mostrou o vídeo ‘Na onda da paz’ e o jingle do PMzito (Mascote da PM que interage coma criançada), e que a relata a experiência vivida em Oriximiná, como também a distribuição de panfletos sobre dicas de segurança, caixas de sugestões, mobilizações comunitárias com palestras educativas nas comunidades, nos bairros, nas escolas através das rondas escolares e também relatos de testemunhas de todas as classes sociais de Oriximiná. Dentre as personalidades deixaram suas mensagens o defensor público, Mário Luiz Printes, professores, prefeito de Oriximiná, imprensa e lideranças de bairros. “Mostramos esses vídeos aos alunos quem ficaram surpresos com a aceitação da população de Oriximiná, que abraçou a filosofia da Polícia Comunitária e com isso valorizou a tropa que serve no município”, disse Ribeiro que disse também que segundo relatos dessas pessoas, a sensação de segurança aumentou com o controle da criminalidade na cidade.

    Segundo o capitão Marcelo Ribeiro, os alunos da Força Nacional ficaram impressionados com a atuação do Governo do Estado, nessa área, através do Segurança Cidadã, que vem realizando nas ações primárias preventivas de segurança, suas ferramentas educacionais e sócio-educativas e o cuidado que a PMPA está tratando a segurança pública, através da implantação das bases de segurança. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo de muitas pessoas que estão nos bastidores do ‘Segurança Cidadão’ e representar a polícia militar do meu Estado, na Força Nacional, é questão de justiça fazer referências à elas, cujo objetivo principal é servir o nosso maior cliente de segurança pública, é o cidadão de bem”, disse. Rbeiro explicou aos alunos na sala de aula, que as palestras em Luziânia, é uma demonstração de que a PMPA quer dar mais qualidade na prestação dos serviços visando melhoria na qualidade de vida da população e que o grande desafio é tornar Oriximiná uma referência nacional na filosofia da polícia comunitária.

   A 12ª CIPM tem sede em Oriximiná, e os DPMs subordinados nas cidades de Faro, Terra Santa, Juruti, Óbidos e Curuá que estão localizados no oeste do Estado, sob coordenação do CPRI que está localizado na cidade Santarém.
   Participaram do curso 40 alunos dos seguintes estados; PMPA, PMAP, PMRN, PMDF, PMTO, PMBA.

Nenhum comentário: