domingo, 27 de junho de 2010

Presos de justiça de Oriximiná, começam a ser transferidos para penitenciária de Itaituba

   Sábado, dia 19, começaram a ser transferidos para o presídio de Itaituba, os presos que já foram condenados pela justiça, embora ainda estivessem sendo mantidos na delegacia de Oriximiná, que não tem condições para essa incumbência, diz a delegada Andreza de Souza (foto).    Ela conta que fez a reivindicação dessas vagas para esses detentos que já tinham sido condenados e que essa transferência está sendo feita gradativamente por que é via aérea e as normas das aeronaves é transportar apenas dois presos de cada vez que são acompanhados por dois policiais.    Os primeiros a serem transferidos foram o santareno Márcio André Bentes de Oliveira, 26, o mesmo que liderou o motim na delegacia no mês passado, e Pablo dos Santos Almeida, 18. O primeiro vai cumprir pena de nove meses no regime semi aberto, por crime de furto e o segundo foi condenado por prática de roubo. A delegada não tem a informação sobre o tempo que Pablo vai permanecer no presídio.

   A próxima transferência aconteceu dia 22, cujos elementos foram Josemar Cunha, O Jojó, 26, por tráfico e Daniel Neres, 22, por prática de roubos. Jojó foi condenado à cinco anos e seis meses em regime semi aberto e Daniel a delegada também não soube informar a pena dele.
    O próximos a serem transferidos serão os irmãos Lucinaldo e Lucivaldo Fonseca de Araújo, de 22 e 20 anos, também por prática de tráfico de drogas que foram presos em flagrante. Lucinaldo recebeu a condenação de quatro anos e meio, enquanto que o irmão foi condenado à dois a anos e meio também em regime semi aberto .
    Sobre a demora na transferência desses presos, o sistema prisional do Estado diz que é por falta de vagas, mas para delegada e também para os próprios detentos que estão em Oriximiná, o alívio foi grande, principalmente, referente ao elemento Márcio que só trouxe problemas para os colegas de cárcere e também para a delegada. “Ninguém ficava tranqüilo com a presença dele aqui, agora está bem melhor”, desabafou a chefe da polícia civil de Oriximiná.
    O regime semi aberto é aquele em que o preso trabalha de dia e apenas pernoita na penitenciária, ou seja, na parte do dia ele pode trabalhar normalmente.
   A delegada disse que a delegacia está na iminência de mais transferência acontecerem nos próximos dias.

Nenhum comentário: