segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jovens mostram talento na XVII Mostra de Teatro em Oriximiná

   Começou no dia 02 e encerrou dia 23 a XVII Mostra de Teatro Amador de Oriximiná, coordenada pela Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer. A secretaria já vem organizando a mostra desde a década de 90 e que foi construída com muita simplicidade e dedicação pelos seus idealizadores, enfatiza o Secretário Cleonis Batista. Segundo Keké a secretaria sempre procurou valorizar os artistas de Oriximiná como também de outros municípios. “Atualmente temos grandes profissionais do teatro que dependem desse trabalho e a secretaria tenta ajudá-los”, enfatiza. Outro ponto positivo destacado por Keké está relacionado ao apoio que veio da prefeitura e também da Mineração Rio do Norte que doou o cachê de mil reais aos grupos participantes.    Sobre a XVII edição, o secretário que foi criado o regulamento onde permitiu a participação de grupos teatrais de outras cidades que participaram da Mostra. “O intercâmbio é super importante, portanto, houve a necessidade de mudança no regulamento para abrirmos espaços aos artistas de outros municípios”, disse ele.
PROCESSO SELETIVO - Para escolher os grupos que participariam da mostra foi criada uma comissão em consonância com o Conselho Municipal de Cultura que através de um processo seletivo escolheram os dez grupos, sendo que, sete de Oriximiná e três de Santarém. “O objetivo da seleção foi proporcionar ao público, espetáculos de qualidade”, disse o secretário.
   Para Márison Pena, diretor e fundador do grupo Vida Teatral, do bairro de Santa Luiza e que existe há 20 anos, a mostra serve de vitrine como também colocar em prática tudo o que foi ensaiado pelos atores do Vida Teatral.
   A atriz mirim Tamize Dias disse que participar da mostra é o início de uma nova vida e que o teatro só faz à pessoas tanto aquelas que assistem como também à quem faz o espetáculo. “É gratificante ver as pessoas se divertindo com a nossa apresentação”, diz ela.
   Sobre a peça Jubileu e Rumieta, uma comédia romântica que o grupo apresentou, o diretor técnico, Braz Lopes, disse que teve que recorrer à Internet para trazer a peça à mostra. “Como o regulamento determina que sejam apresentadas peças inéditas fomos à procura na Internet e conseguimos”, disse Braz. Sobre que atuaram, o diretor conta que foram escolhidos através de uma oficina que aconteceu dentro do próprio grupo. “A idéia foi mostrar um elenco que nunca havia subido à um palco e deu certo”, disse. O Grupo Vida teatral é composto por vinte pessoas entre adolescentes e jovens.

Nenhum comentário: