segunda-feira, 24 de maio de 2010

Biblioteca Enéas Cavalcante realiza o último sarau do semestre

   Sexta-feira, 14, a coordenação da biblioteca Enéas Cavalcante, realizou o último sarau Café das Letras e das Artes do semestre.
   Segundo Silvia Printes, coordenadora da biblioteca o sarau que foi criado para homenagear músicos, escritores, enfim artista de um modo geral e pode ser concerto musical de noite, assim como reunião de pessoas para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso. Por sua vez, um recital pode ser proferido por meio de música ou de textos, inclusive poesia. “A turma se junta, ensaia e, depois, convida os potenciais membros da platéia; familiares, professores, cidadãos e anuncia para eles, que o ensaio de violino, por exemplo, foi tão bom que resolveram fazer um recital”, diz Silvia, para em seguida convidar à todos para irem à um recital. A coordenadora diz ainda que o recital é uma exposição pública de algo que você achou interessante, convenceu alguns colegas a participar e, quando a coisa começa a dar certo, você propõe à eles fazer em público e convidá-lo para assistir, isso sim é recital. 
  Sobre o sarau, a coordenadora diz que o intuito é mesclar o recital com o sarau que a Biblioteca Enéas Cavalcante criou a ação literária denominada Café das Letras e das Artes que visa incentivar a mostra de trabalhos artísticos e literários, valorizando esses artistas em seus vários segmentos culturais como; a música, a dança, a poesia, a prosa, a arte plástica, o teatro e outras afins relacionadas ao mundo literário, e interagindo com estes as produções culturais realizadas por alunos dos Estabelecimentos de Ensino.
Com o tema Meu Livro, Meu companheiro, a convidada especial foi a escritora Lílian Seixas disse que o sarau é um lugar que transpira poesia. A escritora disse ainda que os pais devem levar seus filhos para assistir o Café. “É um lugar onde se respira poesia e isso só faz bem”, disse.  
O segundo tema apresentado foi A arte de criar e representar, na ocasião foram colocadas em exposição obras artesanais e desenhos artísticos.
   Os homenageados foram; os artesãos Célia dos Anjos, Milenon Xavier e Anderson e o desenhista Darlan.
   A biblioteca também reservou espaço para os grupos Teatrais: Vida Teatral e Cia. Leandro Coelho. No humor Aniele Valério foi o destaque.   A noite poética terminou com o tema, Declamando Meus Versos Poetas Convidados e os homenageados fora; Benedita Lobato, Nonato Câncio e o falecido poeta Lauro Barbosa, grande responsável pela grandeza que tem hoje a poesia e música oriximinaense.   Silvia Printes finalizou dizendo que fazer parte da organização do sarau é gratificante por que aflora a poesia e passa um sentimento de paz aos expectadores que assistem o evento.

Nenhum comentário: