quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Oriximiná realiza o I Fórum Comunitário em busca do Selo do Unicef


Equipe organizadora do evento

Sexta-feira, 21 foi realizado em Oriximiná, o I Fórum Comunitário em busca do Selo Unicef Município Aprovado e contou com mais de trezentas pessoas que foram ao Cliper Santo Antônio  reforçar a corrente em nome da cidade.
   O fórum comunitário é um espaço de encontro e diálogo participativo no município. Nele, a comunidade analisa a situação das crianças e dos adolescentes, planeja e sugere ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência.
   Após realizar Audiências públicas, o município dá mais um passo em busca do selo do Unicef e realiza o fórum comunitário. “Estamos em busca desse tão sonhando selo e acreditamos que no próximo fórum em 2012, as metas traçadas hoje, tenham sido atingidas, “enfatiza a articuladora do programa em Oriximiná,  Creuzarina Barreto. A articuladora também informa que o objetivo geral é promover dos diversos segmentos da sociedade entorno da causa da criança e do adolescente e da conquista do Selo Unicef para o município.

   O prefeito em Exercício Fernando Andrade que esteve presente ao evento disse que vê a possibilidade do município ser contemplado com o selo com muito entusiasmo. “É um compromisso nosso, trabalhar por esta causa e para isso não mediremos esforços em nome da criança e do adolescente de Oriximiná”, disse o prefeito.
   A metodologia do Selo Unicef diz que  se deve apresentar à sociedade os programas, projetos e ações de cada secretaria e entidades não-govermentais, voltados para o atendimento  à criança e o adolescente, com  base nos indicadores propostos pelo Unicef e no diagnóstico participativo.
   Para o presidente do CMDCA – Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Cleonis Batista, é um fato inédito a realização do fórum em Oriximiná, para isso articulou juntamente com as demais entidades a sua realização. Sobre a principal exigência feita pelo Unicef para se obter o selo que é o direito da criança e do adolescente, Cleonis diz que em Oriximiná, embora ainda tenham seus direitos violados, mas  ressalta que o Conselho de Direito tem trabalhado intensamente para combater essa problemática. “O nosso grande desafio é articular as instituições, ou seja, verificar se elas estão legalizadas perante a lei, caso contrário vamos ter que deixar tudo dentro da legalidade”, diz.
   A articuladora do Programa, Creuzarina Barreto diz que a realização do fórum é um grande passo para a articulação do programa, por que através será feita a  percepção da população sobre os serviços oferecidos como a distribuição territorial, a quantidade e a qualidade para que as crianças e adolescentes possam ter esse direito garantidos. “A população  neste fórum tem vários diagnósticos e vai mostrar no preenchimento de um formulário como estão as políticas públicas do município e o que precisa melhorar”, enfatiza. Ela diz ainda que de acordo com essas sugestões será encaminhado um plano de ação ao Unicef e retornado para o gestor municipal que dará seqüência nessas ações em consonância com a população”, diz a articuladora.
   Em 2012 haverá um novo fórum para verificar onde o município avançou dentro dessas propostas apresentadas no fórum de hoje,  e a partir daí o Uunicef a avaliar se Oriximiná terá ou não o direito ao ‘Selo Unicef Município Aprovado’.

Nenhum comentário: