domingo, 26 de setembro de 2010

Cartório Eleitoral faz simulação e população aprova a iniciativa

   Durante toda a semana, técnicos de urnas do cartório eleitoral de Oriximiná realizaram simulações de como votar e também como manusear a nova urna eletrônica.
As primeiras pessoas a receberem informações foram alunos da escola de ensino médio Padre José Nicolino de Souza, que está situada no centro da cidade.
    Segundo Alexandre Alves, chefe do cartório eleitoral de Oriximiná, devido ser eleição geral, onde se vota em vários candidatos que são presidente, deputados federais e estaduais e também se votará em dois senadores. “Muita gente ainda tem dificuldades na hora de votar ao manusear a urna eletrônica”, explica Alexandre. Ele diz que apesar de não ser mais novidade, embora o Tribunal Superior Eleitoral, há algum tempo se utiliza essa tecnologia, a dificuldade existe sim, principalmente na zona rural, garante Alexandre. Sobre as escolas ele diz que o objetivo maior é ensinar o aluno que vai votar pela primeira vez aprenda como votar e exercer sua cidadania. “na simulação ele aprende a lidar com a urna eletrônica na ordem de cada candidato, portanto, é necessário que o eleitor se adapte cada vez com essa nova tecnologia”, enfatiza.

    Para o aluno Bruno Bismarck que vai votar pela primeira vez, as informações que obteve das técnicas de urna, ele ainda não conhecia. “Apesar da gente ver na televisão, o melhor mesmo é a praticidade é muito fácil de manuseá-la”, disse o aluno. Sobre as eleições ele diz que está indeciso em votar para senador, haja vista que terá de votar em dois este.
   Maria Aparecida, aluna do Almir Gabriel, disse que o trabalho que o cartório vem fazendo é muito importante, pois em Oriximiná muita gente ainda sente dificuldade quando se depara com a urna. “As pessoas tem medo de errar ou de anular o voto. O trabalho do cartório ensina as pessoas a perderem esse medo”, disse a aluna de 18 anos que já sabe em quem votar.
    Na sexta-feira a urna foi levada para a feira do produtor onde todas as pessoas que tinham dúvidas puderam ser esclarecidas, através de informações de técnicos do cartório eleitoral.
O feirante Luiz Trindade, 50, disse que já votou outras vezes, mas sempre teve dificuldade na hora de votar, mas ele garante que desta vez será diferente. “É bom saber que as pessoas se preocupam com a gente na hora de votar e o pessoal do cartório está de parabéns, disse o feirante.
Embora o trabalho seja itinerante, Alexandre informou que a urna também está disponível no próprio cartório eleitoral para quem quiser tirar suas dúvidas. 

Nenhum comentário: