domingo, 26 de setembro de 2010

Grande demanda para participar do 10º Torneio Oriximinaense de Pesca Esportiva


Equipe vencedora da categoria Rabeta

    No último final de semana foi realizado Lago do Caipurú  no município de Oriximiná, o 10º TOPE – Torneio Oriximinaense de Pesca Esportiva,  onde o número de competidores superou os anos anteriores. Segundo a organização, este ano houve uma mudança na realização do torneio, ou seja, o CAMPI  -  Campeonato de Pesca Esportiva que é gerenciado pela ASPAMO – Associação dos Pescadores Amadores do Município de Oriximiná, não aconteceu para que houvesse somente o TOPE para se comemorar os dez anos do torneio. Os responsáveis pela realização foi a prefeitura em consonância com a Diretoria de Turismo e a ASPAMO.

Na sexta-feira, houve apresentação da Banda da Escola de Música de Oriximiná, em seguida, os competidores receberam o material de identificação e ouviram atentamente o regulamento da competição.
   O prefeito em Exercício Fernando Andrade, destacou a importância de realizar um torneio de alto nível por que atrai turistas e com isso o município cresce nesse contexto. “Um município que sabe explorar o turismo, com certeza cresce e é por essa razão que estamos realizando o TOPE”, disse Fernando.
O Gerente de Relações Comunitária da Mineração Rio do Norte, José Haroldo de Paula, destacou também que a MRN é a maior patrocinadora do torneio junto com a prefeitura. “A Mineração sempre acreditou no potencial turístico da região, por essa razão que sempre deu apoio irrestrito”, disse o gerente.
    No sábado, às 06:00 da manhã os 159 competidores saíram em busca de pescar o maior tucunaré e sagra-se campeão do torneio.
   A Diretoria de Turismo não somente se preocupa em organizar o torneio, mas também informar as comunidades que residem no Lago do Caipuru, realizando palestras educativas. E para isso convidou os acadêmicos do Curso de Biologia da UFPA que prestaram esclarecimentos aos ribeirinhos e realizaram um mutirão de limpeza da margem do lago do Caipuru e Rio Trombetas. Á noite houve apresentação da Caravana da Biblioteca municipal e a apresentação do cantor paraense Nato Aguiar.
    Segundo o Secretário de Cultura, Cleonis Batista, que deu suporte ao evento, o destaque foi a participação de um grande número de competidores como também de turistas que vieram prestigiar. “A ASPAMO nos ajudou a elaborar o regulamento, enfim, teve uma grande parcela para que realizássemos com sucesso o torneio”, disse o secretário.
Domingo ao meio dia a equipe da Semagri, responsável pela julgamento dos peixes começava a avaliar as medidas.
   Na categoria Rabeta, o vencedor foi a equipe comandada pelo competidor Francisco Viana, o Barriga que pescou um tucunaré que mediu 79 CM. Na categoria Lancha o primeiro lugar teve dois vencedores, Larendino de Souza e Denilson Acreano Lavor pescaram um peixe que teve suas medidas em 66,5 CM. Cada vencedor recebeu como premiação 01 motor de 15 HP .
   Segundo a organização, mais se seis mil expectadores visitaram o Caipuru  nos três dias do torneio.

Nenhum comentário: