domingo, 26 de setembro de 2010

MRN monitora projetos culturais em Oriximiná


  No dia 17 de setembro, técnicos da Mineração Rio do Norte, uma das maiores patrocinadoras culturais da reegião, estiveram em Oriximiná juntamente com representantes da Planeta Cultura e Sustentabilidade, empresa especialista em gestão sociocultural e ambiental, e a Fiscalis Consultoria de Incentivos Fiscais, outra parceira da MRN.


    A equipe foi recebida pelo Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Cleonis Batista, e fez visita aos projetos que estão em andamento na cidade e recebem apoio cultural da mineradora. Além das visitas feitas aos projetos culturais coordenados pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, o qual Cleonis preside, a visita se estendeu aos projetos do FIA – Fundo de Infância da Adolescência, que apoia o projeto ‘Caravana da Biblioteca’. Outro local da visita foi a Escola Raimundo Muniz, onde estão sendo executados os projetos do Centro Cultural Paes Loureiro, que são o ‘Leitor de Carteirinha’ e ‘Arte na Escola’.


   Na pauta de discussões, foi avaliado o provisionamento de verbas para 2011, por parte da MRN, que o faz com base nas Leis ‘Rouanet’ e ‘Semear’. Na presença do gerente de relações comunitárias da MRN, José Haroldo de Paula, Cleonis agradeceu o envolvimento e atenção da empresa para com a cultura e projetos de sustentabilidade no município.
    Haroldo de Paula, da MRN, diz que a visita foi para conferir ‘in loco’ como esses grupos estão investindo o que é repassado pela MRN através da agencia. “Estamos acompanhando esses grupos em Oriximiná, por que acreditamos no potencial cultural do município e da região Oeste do Estado”.
    Preocupada em expandir os patrocínios a Agencia Planeta realizou uma oficina em Oriximiná sobre os ‘Mecanismos de Incentivos Fiscais’. O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro no auditório da Casa da Cultura, quando vários empreendedores culturais, esportivos e representantes de entidades sociais, participaram da capacitação. “Foi uma boa oportunidade de conhecer as leis de incentivos, tanto na esfera municipal, como estadual e federal, afinal sabemos que as leis de incentivo têm sido a grande ferramenta de ação do poder público, por isso, essas pessoas foram capacitadas para que suas idéias saiam do campo teórico para a prática, e consigam receber verbas para tocar os projetos. E além de Oriximiná a oficina também vai acontecer na cidade Terra Santa”, disse Ronaldo Campbel, da Planeta.
   Carlinhos Dias empreendedor cultural que lidera o grupo ‘Cultura de Bubuia’, disse que a iniciativa foi importante, pois ganhou conhecimento técnico. “Foi um grande trabalho do Programa de Fomento à Cultura, que começou em 2007, e capacitou vários empreendedores de Oriximiná e hoje a MRN abarca todos esses projetos. A gente que é empreendedor e visa dar continuidade nesses trabalhos realizados por nós há muitos anos, hoje temos a oportunidade de buscar recursos fora do eixo do Estado”, diz.

Investimentos em Oriximiná:
* Projeto Cultura de Bubuia: R$ 126 mil reais.
* Fundo de Infância e Adolescência: 190 mil reais.
* Investimentos em projetos na zona urbana: 330 mil reais. (Fempo, Mostra de Teatro, etc - Exceto carnaval e semana santa)

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu blog.Porém quero informar que o projeto Leitor de Carteirinha é uma iniciativa da própria escola e recebe o gratificante apoio da MRN.

Rosália Magno- Coordenadora do Projeto.

Dia 04 e 05 de novembro é a nossa feira de Leitura. Aguardo sua presença. Beijos.

Mano Almeida disse...

Querida Rosália, obrigado pela informação. Eu que trabalho com a mídia que ro sim ser cobrado, principalmente por pessoas que querem o bem dessa cidade maravilhosa. Com certeza vou está aí para fazer cobertura. Um beijo e acompanhe a gente.