quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Oriximiná realiza Audiência Pública para discutir o Plano Local de Habitação de Interesse Social


A coordenadora técnica do Projeto faz explanação
  A Secretaria de Promoção Social e Trabalho realizou hoje pela manhã a II Audiência Pública para discutir o Plano Local de Habitação de Interesse Social no município de Oriximiná. O evento aconteceu na galeria da Câmara de Vereadores e contou as presenças líderes comunitários e membros do alto escalão do executivo municipal.

O processo do PHIS é dividido em três etapas;
  A primeira foi a apresentação de uma proposta mercadológica e que foi pactuada algumas ações do município.
  A segunda aconteceu hoje (01) que foi a apresentação de diagnóstico habitacional, onde está sendo levantado como é que o município de Oriximiná está dentro da discussão legislação (em termos de Meio Ambiente, Infra Estrutura, Saneamento Básico, etc), e a habitação abre um campo de discussões por todas essas áreas.
A terceira etapa é a inauguração do Plano local onde será repassado para os técnicos do Ministério das Cidades e também para a Caixa Econômica o que o município pode acessar  em termos de financiamentos para a área habitacional.
   Edinaldo da Silva  Conceição, que é presidente da Associação dos Moradores do bairro do São Làzaro, que está situado na zona oeste da cidade, diz que gostaria que após a implantação do PLHIS, todos os bairros  recebessem o apoio necessário, principalmente aqueles estão na zona periférica, como é o caso do São Lázaro. “Tem que haver cumplicidade para que toda a demanda seja atendida”, diz. Sobre  o bairro do São Lázaro, Edinaldo enfatiza que a situação fica difícil por que existem problemas como por exemplo a falta de água encanada é uma situação complica, como também a coleta de lixo que não existe no bairro, mas ele acredita que com a implantação do PLHIS essa problemática se resolva logo.
   A coordenadora do Pólo Santarém, Miza Arruda diz que em relação a habitação o município passa a ter toda uma documentação que o Ministérios da Cidades exige e  a partir de 2011, o Oriximiná estará apto a acessar todos os programas habitacionais, causado pelo diagnóstico que foi apresentado nas audiências públicas para a população. “Após apresentar esse diagnóstico o município vai poder acessar essas ferramentas onde estão inseridos esses programas habitacionais”, diz a coordenadora.
   Para o prefeito Luiz Gonzaga a importância da audiência pública para o município, mas temos que fazer todo esse levantamento para que possamos ser inseridos nos programas habitacionais do Governo Federal. “Hoje o Governo Federal requer que os municípios constituam seus conselhos habitacionais, pois é através dele se poderá conhecer os diagnósticos da demanda necessária para cada cidade”, enfatiza.

Nenhum comentário: