sábado, 3 de abril de 2010

Milhares de fiéis e curiosos acompanham a encenação da via sacra nas ruas de Oriximiná

   Na manhã chuvosa de sexta-feira santa, os jovens do grupo Pastoral da Juventude encenaram a via sacra de rua, o que já é considerada em todo o Estado como uma atração turística-religiosa. Aproximadamente seis mil pessoas acompanharam a encenação do percurso que mostra o sofrimento e a humilhação que Jesus cristo passou antes de morrer.
   Todos os anos a via sacra sai de frente da igreja matriz no centro da cidade e se desloca pelas ruas numa duração quase quatro horas de percurso e só encerra num bairro distante com a crucificação de Jesus Cristo. Nesta edição, o encerramento foi na capela de São José Operário, no bairro de mesmo nome que está situado na norte da cidade. Mesmo depois de dois mil anos, Paixão e Morte de Cristo continua atraindo multidões, mesmo aqueles que não acreditam na divindade de Jesus de Nazaré, como é o caso do goiano Maurício dos Santos que acompanhou todo o trajeto da encenação e parabenizou aos jovens pelo trabalho apresentado. “Embora eu não acredite na divindade de Jesus, admiro por sua coragem de enfrentar os poderosos da época e ele estava tão certo que até hoje continua vivo”. Enfatiza. Sobre os atores que tentavam mostrar ao público o máximo de realismo, Maurício também fez elogios. “Todos estão de parabéns”, disse.
   Para Alexandre Pantoja, coordenador da Pastoral da Juventude em Oriximiná, depois que o movimento envolvendo a via sacra foi denominado religioso-cultural, as responsabilidades da PJ só aumentaram. “O envolvimento da igreja católica local e de todas as comunidades de bairros participando, fazem que a via sacra seja esse sucesso”, comemora. A via sacra Faz parte de todo um projeto de organização, haja vista que os ensaios começaram ainda no mês de janeiro em dois períodos. Os atores envolvidos na PJ participam de oficinas de teatro até serem selecionados para compor o elenco da VS, para levar emoção ao público durante a apresentação. A dona de casa de Lucélia de Oliveira, se emocionou à cada chicotada e agressão que os soldados desferiam contra o ator Deoclécio Vieira que representou o filho de Deus. “É impressionante o semblante dele. Parece rela. Está sofrendo mesmo”, disse a senhora.
   Alexandre também explica que essa cumplicidade que a Pastoral da Juventude tem com o público no momento da encenação , é fruto de muito trabalho árduo que todos assumem a partir do momento que ficam sabendo de seus papéis na via sacra. “Buscamos resgatar a fé e a religiosidade do povo para que todos façam uma reflexão sobre a campanha da fraternidade deste ano”, finalizou.
   Deoclécio Vieira, que interpretou Jesus Cristo pela quarta vez diz que a emoção se renova à cada ano, mas garante que não fica nervoso, ao contrário, se emociona ao perceber o sofrimento dos expectadores durante a via sacra. “Não é um personagem fácil de se fazer, há algo diferente quando começa a via sacra, o que nós procuramos é passar para o público, é a proximidade do realismo”, diz o ator. Deoclécio também ressalta o fator experiência, ele conta que já ter estudado o personagem e isso lhe dá segurança. Sobre o antes do início da encenação, o ator diz que faz todo um preparo psicológico como também um aquecimento corporal porque sabe que o trajeto é distante e cansativo.   
   A sensação de felicidade e de dever cumprido é nítido no semblante do ator e que apesar do cansaço ainda posava para fotos principalmente com crianças. “Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho, horas de ensaio, dedicação e amor à arte cênica”, diz aliviado.
   A Pastoral da Juventude é uma organização da igreja católica à nível Brasil e em Oriximiná existe há 25 anos. Participam jovens de todas as comunidades de bairros e hoje aproximadamente a PJ está composta de 200 participantes.

Um comentário:

Patrício Trindade disse...

A via sacra deste ano foi uma das melhores que ja houveram ou que ja existiu, pois foi fruto da dedicaçao de todos que estavam participando naquele momento e todos que deram a "vida" para realizaçao desse espetaculo estam de parabens os atores e a pastoral da juventude e que ano que vem possa se repetir o feito de 2010.
Patrício