quinta-feira, 22 de abril de 2010

Família da jovem vítima da Gripe Suína está infectada aponta exame

   Após oito dias da morte de Genilda de Souza Penha, que faleceu vítima da gripe suína no Hospital Municipal de Oriximiná, o Instituto Evandro Chagas confirmou que os quatro parentes da vítima em foram realizados o exame estão infectados pelo vírus HINI.
   A informação foi dada sábado, 17 numa rádio local, pelo Diretor de Epidemiologia do Município, o enfermeiro Carlos Bêta, que confirmou que os exames do filho de Genilda, de dois irmãos menores e da mãe, Enilda de Souza teriam dado positivo. “Os exames foram confirmados e agora estamos monitorando todos esses pacientes”, disse Carlos.
   Bêta disse que embora tenham sido confirmados os exames nenhuma dessas pessoas adoeceu, apenas a mãe de Genilda inspirava cuidados, mas que hoje ela já está melhor. Sobre a filha dela de apenas 14 meses, um fator muito importante citado pelo enfermeiro para que o vírus não causasse danos no organismo da criança, foi o aleitamento materno. “Esse fato com certeza foi a razão para que ela não adoecesse”, disse. Sobre os cuidados que estariam recebendo da Secretaria de Saúde, o enfermeiro diz que todos estão sendo acompanhados pelas autoridades, estão sendo medicados e que apesar de estarem com o vírus, não adoeceram”, garante.
NOVO CASO – Sexta-feira, 16, deu entrada no Hospital Municipal, uma mulher de aproximadamente 52 anos de idade, com as características da Gripe A. Segundo familiares, Regina Cardoso de Oliveira, apresentou gripe nos últimos dois dias, em seguida,a febre alta teria aumentada, a partir de agravamento do quadro, os familiares resolveram levá-la para o HM.

   Preocupados com mal estar que causou diante da população no caso Genilda, por não tê-la enviada para Santarém, a Secretaria de Saúde, agiu rápido e ao meio-dia de sábado enviou para a paciente para o Hospital Regional. “À noite o quadro elevou-se mas conseguimos revertê-lo e no sábado ao meio dia foi encaminhada para o Hospital Regional de Santarém que é centro de referência da região”, enfatizou Bêta.

   O enfermeiro voltou a pedir o apoio da população para que evitem os lugares de aglomerações, lavar sempre as mãos, evitar contatos com pessoas que estejam espirrando. “A Secretaria está se empenhando bastante, mas as pessoas tem que colaborar”, finalizou.
   A Secretaria de Saúde antecipou a vacinação da faixa etária de 30 a 39 anos que começaria somente no dia 05 de maio para segunda-feira, 19/04.

Nenhum comentário: