sábado, 3 de abril de 2010

Duas mil visitas ao salão da Arte Sacra que aconteceu no Cliper Santo Antônio

   Do dia 04 ao dia 09 aconteceu no salão de eventos do Cliper Santo Antônio o projeto Semana Santa Cultural com destaque para arte sacra onde os artistas até então anônimos expuseram suas obras. A Semana Santa Cultural já é tradição em Oriximiná e nesse período acontecem várias atrações voltadas para a quaresma num momento de fé e religiosidade do povo da cidade.
   Segundo o secretário de cultura, Desporto e Lazer Cleonis Batista, há outras atrações que se apresentam à noite como; a banda de música, A Pastoral da Juventude que fez a encenação da via sacra (Na primeira noite foi realizada a condenação de Jesus Cristo , e na noite seguinte os grupo apresentou a ressurreição de Cristo). Este ano, a grande novidade, diz Cleonis, foi a apresentação das igrejas evangélicas numa clara demonstração de respeito a cultura oriximinaense e a religião de cada um. “Fizemos uma integração numa noite especial para que a população participasse diretamente”, diz o secretário.
   A grande atração do evento sem dúvida foi  a arte sacra que este ano foi coordenada pelas escolas que realizaram gincanas entre os alunos para que fizessem suas obras para serem exibidas no salão do Cliper. Sobre as obras sacras, Keké explica que os preços variam de trinta a cento e vinte reais e a demanda é grande, principalmente por pessoas que estão visitando a cidade. “Para confeccionar seus quadros os artista receberam apoio da prefeitura para que pudessem desenvolver todo o seu potencial”, diz.
   Heloisa de Oliveira de Souza, 14 anos, aluna da escola Iracema Givone que trouxe duas obras que denotam Jesus Cristo crucificado disse que a oportunidade que a secretaria está dando aos artistas é motivo de aplausos e com certeza isso só lhe dá incentivos para continuar desenvolvendo seu talento. “Quero agradecer à todos pela oportunidade que estão me dando”, disse Heloisa.
   Para o artista Luiz Viana que é ator e desenhista disse estar encantado com a qualidade que tem as obras. “É um realismo impressionante, mexe com a gente”, enfatiza o artista. Viana conta que no início de sua carreira não teve esse apoio, mas parabenizou os incentivadores. Sobre a iniciativa de trazer para exposição, obras de alunos das escolas, demonstra que a organização está em busca de talentos. “Devemos dar oportunidade aos novos talentos de nossa cidade, isso faz com que o jovem enverede por caminhos não tortuosos”, disse Luiz. Estiveram expostos ao salão cerca de duzentas obras.
   A Semana Santa Cultural encerrou no domingo com a confecção do tapete pascal que aconteceu nas ruas de alguns bairros e à noite do Cliper Santo Antônio, novamente a ressurreição de Jesus cristo encenada mais uma vez pela Pastoral da Juventude.

Nenhum comentário: