segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Comitiva de Caetité/BA visita Oriximiná


A recomendação foi da própria Mineração Rio do Norte que orientou 
o prefeito baiano para que viesse buscar informações em Oriximiná.

O prefeito José Barreiras
 e o prefeito Luiz Gonzaga Viana
    Sexta-feira, 21, o prefeito do município de Caetité na Bahia, José Barreirinha de Alencar Filho e comitiva estiveram em Oriximiná para fazer uma visita. Na prefeitura, eles        foram recebidos pelo prefeito Luiz Gonzaga e assessores.
    Segundo o prefeito do município baiano, o objetivo foi buscar informações em Oriximiná que é uma referência não somente no Estado do Pará, mas também nos estados onde se explora minério em relação à questão ambiental.
    Para o secretário de Infraestrutura , Alfeu carpegianni, a presença da comitiva é o reconhecimento pelo trabalho que a cidade tem em relação ao meio ambiente através do projeto trombetas. “Eles tem um projeto similar ao nosso, que vai explorar o minério de ferro e estão buscando informações”, disse.
    O secretário de Meio Ambiente de Oriximiná, Cláudio Navarro, disse que passou as informações ao colega do município baiano, como o  município trabalha na questão ambiental em relação ao Projeto Trombetas na parceria com departamento de meio ambiente  da Mineração Rio do Norte. “Mostramos a eles a importância da parceria com a MRN colocando sempre como mais importante discussão do impacto ambiental”, disse Claudinho.
    Para o secretário de Meio de Ambiente de Caetité, João Antônio Portela,  a grande preocupação do município em relação ao projeto que está iniciando é a questão ambiental, os impactos que ela poderá trazer à população de um modo geral. “Nossa preocupação com a exploração de minério de ferro é na questão ambiental. Oriximiná está sabendo como lidar com ela. Vamos levar esse aprendizado para implantarmos no nosso projeto”, disse.
Neto Andrade e João Antônio Portela
    José Barreira disse que veio à Oriximiná por que é uma referância. “Viemos buscar informações desde como foi a implantação do projeto até os dias atuais para levarmos para o nosso município”, disse Barreira. Ele disse ainda que a sua maior preocupação em relação à implantação do projeto está relacionada aos problemas que ela poderá trazer, não somente na questão do meio ambiente, mas também  na esfera social, portanto, como lidar com eles.  “Estamos aqui para aprender e levar esses conhecimentos para Caetité”,  enfatiza. Questionado o porque de vir à Oriximiná, Barreira diz que é o trabalho desenvolvido no município que é uma referência principalmente nos municípios mineradores.
   Caitité está localizada no sul da Bahia e tem 47 mil habitantes. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Mano, gostaria de fazer duas pequenas correções. Na primeira foto, o nome correto do prefeito é José Barreira (sem o "s" no final). Na segunda foto, quem aparece na foto é o vereador Álvaro Montenegro, e não o João Antônio Portela.