sábado, 4 de dezembro de 2010

SEMED ministra palestra sobre práticas pedagógicas voltada para a educação índígena

A palestra serviu para passar conhecimentos aos professores indígenas 
que dão aulas nas aldeias que pertencem à aldeia Mapuera.

   Quinta-feita, 02 a Secretaria Municipal de Educação, ministrou palestras sobre práticas pedagógicas voltadas para a área indígena. O evento aconteceu no Bancrévea Clube e contou com a presença de mais de cem indígenas todos pertencentes à aldeia Mapuera que está localizada no Alto Rio Trombetas, acima da Cachoeira Porteira. Na abertura os índios cantaram o Hino Nacional no dialeto Wai Wai, a palestra foi proferida em português e em seguida traduzida para o dialeto indígena.
   Para o professor Edson Wai Wai, que dá aulas para mais de cem alunos divididos nas diversas pequenas aldeias, as palestras são importantes por essas informações são levadas não somente para a sala de aula, mas também são aplicadas no dia a dia. “esses conhecimentos que  agente leva daqui, aumenta a nossa capacidade de ensinar na sala de aula”, diz o professor.
Ele conta que mesmo com toda a tecnologia que existe, ainda é difícil de acompanhar as mudanças educacionais, devido a distância, portanto a importância de assistir palestras, seminários, etc.
   O colega de Edson, Edurado Wai Wai, também ressalta o conhecimento que é levado com o aprendizado na palestra. “Sabemos que hoje tudo muda muito rápido, portanto é bom estarmos atualizados para aplicarmos esses conhecimentos aos nossos alunos”, ressaltou Eduardo.
   Joelma Castro, chefe da Sessão de Educação Escolar Indígena, ressalta que desde o ano passado, a Semed passou a ter um compromisso com os indígenas que foram abandonados pelos governantes passados. “A Secretaria busca uma educação aos intercultural  bilíngüe diferenciada”, enfatiza Joelma.
   Para o cacique Eliseu da Aldeia Mapuera, seria melhor que essas palestras acontecessem com mais freqüência, mas destacou a iniciativa da Semed. “Esperamos que aconteçam  outras, mas com certeza, essa palestra é muito importante para nós indígenas”, disse o cacique.
   Roquinaldo que também é cacique, diz que o povo indígena foi esquecido, mas que agora começa a ser lembrado como cidadão brasileiro. “Sabemos da nossa importância, porém, ainda tem gente que nunca se importou, hoje isso está mudando”, desabafou.
Atualmente a Secretaria de Educação, dá suporte para onze aldeias e no próximo ano, esse número vai aumentar para dezesseis.

Nenhum comentário: