sábado, 4 de dezembro de 2010

Oriximiná apresenta Plano de Ação na busca do Selo do Unicef Município Aprovado


O município está na disputa com mais 42 cidades 
que almejam o tão sonhado selo.

   Sábado, 04, durante todo o dia no Cliper Santo Antônio, a comissão Pró-selo  se reuniu com autoridades, sociedade civil organizada e demais órgãos para apresentar o Plano de Ação que é o resultado do primeiro fórum comunitário, que deu a largada para que o município seja contemplado com o Selo do Unicef Município Aprovado.
   Ganhar o reconhecimento internacional pelas políticas públicas para as crianças e adolescentes, não é um desafio muito pequeno, para a sociedade oriximinaense. E a realização do I Seminário do Programa Selo Unicef Município Aprovado, teve a finalidade de apresentar aos diversos segmentos  sociais, O Plano de Ação do Selo Integrado e Vinculado  às ações do município voltadas para a população infanto-juvenil, de acordo com o Unicef que é uma das condições para a conquista do Selo Unicef aos municípios que almejam.
    Oriximiná, que segundo o IBGE tem aproximadamente 60 mil habitantes e tem sim problemas como qualquer um que busca o desenvolvimento, está dando um passo gigantesco e vê a possibilidade de políticas públicas acontecerem de fato.
   Colocar em prática um Plano de Ação construído com a participação da sociedade, é dar transparência do compromisso assumido pelo gestor municipal para com a população infanto-juvenil, é desenhar, assegurar e promover novo horizonte para as crianças e adolescentes do município.
   O comandante da 12ª Companhia de Polícia Militar, capitão Marcelo Ribeiro, diz que a polícia militar sempre estará dando apoio ao município, principalmente quando se almeja políticas públicas  de qualidade, voltadas para a criança e o adolescente,  como é caso do exigido pelo Unicef para quem se dispõe à obter o Selo Município Aprovado. “É a saída para a prevenção e não utilizar só o meio da força policial ou do ato de prender, mas sim nas situações proativas de educação e prevenção”, disse Ribeiro.
   Para Antonieta Lima, Secretária de Ação Social de Itaituba, a troca de experiência entre os municípios é de grande valia para todos. “Essa interação está sendo muito importante para nós. Itaituba está seguindo os passos que Oriximiná está dando”, enfatizou. Ela também disse que ficou impressionada com o empenho visto durante a apresentação do Plano de Ação das  autoridade locais e da população.
   Cleonis Batista, presidente do CMDCA – Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente,  ressalta que todos o municípios melhoram em cem por cento em relação às políticas públicas. “Sensibilizar a comunidade, o nosso gestor para que se conquiste o selo que vai melhorar qualidade de vida da nossa população, isso sim é responsabilidade social”, disse Cleonis.
Creuzarina Barreto,
articuladora do programa
    A articuladora do programa em Orixminá, Creuzarina Barreto, destacou o empenho de toda a sociedade que abraçou a causa e também do poder público que não está medindo esforços para que o município obtenha o selo que vai melhorar a qualidade de vida do oriximinaense. “O objetivo do primeiro seminário foi  para apresentar o Plano de Ação à sociedade que é p resultado do primeiro fórum comunitário”, conta Creuzarina. Ela reitera também que o sucesso das ações implantadas e implementadas para enfrentar os problemas definidos coletivamente como prioritários, dá visibilidade às ações da gestão, possibilita compartilhar avanços e dificuldades, revela também a seriedade e o compromisso de seus dirigentes.  Haja visto  que é no município que as crianças e adolescentes tem cara, nome e endereço.
   O município está disputando com quarenta e duas cidades do Estado.

Nenhum comentário: