sábado, 23 de janeiro de 2010

Odair Corrêa diz que Estado investirá oito milhões na educação de Oriximiná


   Durante sua visita ao município no início de janeiro, o vice-governador Odair Corrêa anunciou através de sua assessoria que o governo vai investir oito milhões de reais em Oriximiná, somente na área da educação. De acordo com membros da SEDUC, a reforma da Escola Nicolino já está em processo licitatório com valor estimado em mais de 700 mil reais e deve começar este mês.
   A representante da Secretaria de Educação, Amujacy Brilhante, foi quem deu as informações, esclarecendo que foram contratados 31 profissionais aprovados no concurso C105, e também 50 técnicos para suporte na área pedagógica, que irão atuar na 7ª URE, a qual Oriximiná pertence, e que foi autorizada também a contratação temporária de 49 professores para a região, com o objetivo de suprir a carência das disciplinas que não foram incluídas nos concursos C105 e C125. Amujacy só não soube explicar quantos profissionais serão alocados para Oriximiná.
   A representante do Governo disse ainda que no dia 28 de dezembro de 2009, a Governadora Ana Júlia Carepa, através de decreto de Lei, autorizou a contratação de mais 413 profissionais voltados para a área da educação, e que já foram liberados pelo Ministério da Educação, 4 milhões de reais que serão destinados à construção de escolas indígenas, onde três estão situadas no município de Oriximiná. A aldeia Kuanamari terá uma escola com duas salas de aula, a aldeia do Inajá terá uma escola contendo quatro salas, e por último a aldeia Bateria terá duas salas de aula, inclusive, tendo sido formados recentemente educadores específicos da área indígena para trabalhar nessas localidades.
Sobre a escola de educação tecnológica que custará seis milhões de reais, a professora Amujacy informou que já foi aprovado o projeto e o terreno foi doado pela PMO, para começar a ser feita meados de abril. O Estado também ampliou recursos para a compra de merenda e melhoramento do transporte escolar da zona rural, afirmou.
   A professora Vânia Oliveira, presidente do Conselho Escolar do Nicolino, agradeceu ao Governo pelo apoio que está dando ao educandário, mas fez questão de frisar o apoio que a escola tem recebido da prefeitura. Em seu discurso, o vice-governador foi enfático: “Não estamos simplesmente prometendo, estamos buscando soluções para a educação, não somente em Oriximiná, mas também em todo o Estado”. O prefeito Luiz Gonzaga se disse satisfeito com o anúncio e espera que realmente isso venha acontecer.

Um comentário:

Unknown disse...

com certeza Prfeito se o Dr odair correa ta se empenhando nese sentindo pode conta e espera não precisa nem sentar por ese cidadão eu conheço e sei do seu compromisso com nosso estado,na minha cidade ese muito fez aki em barcarena quando anucio as obras parada desde do governo pasado,hospital materno infantil-terminal hidroviario-orla-PA 151-muitos outros