domingo, 22 de maio de 2011

Ibama realiza inscrição para brigadistas do Prev Fogo


As inscrições foram abertas para ambos os sexos.

    Após lançar o edital, o Ibama realizou em todo o Brasil inscrição aos candidatos que pleiteiam a vaga de brigadistas para este ano. Em Oriximiná, na sede do Ibama foram feitas as inscrições dos candidatos a vaga de brigadista.
Segundo o chefe da Base Avançada do órgão no município, Rafael Ferraioli, o primeiro passo foi lançar o edital, 17 e segundo foi realizar as inscrições. Ele explica que já é rotina todos os anos o Ibama fazer essa seleção para contratar brigadista de combate aos incêndios florestais, cuja atuação é fundamentalmente na área rural.
   A primeira exigência para se inscrever é que o candidato tenha entre 18 e 54 anos e esteja com a documentação em dia (RG, CPF, Título de eleitor, certificado militar, dentre outros), para que esse candidato seja inserido dentro do contexto exigido pelo Ibama. Rafael explica que a partir daí, começa uma nova fase que é a realização do TAF –teste de Aptidão Física a que os candidatos são submetidos. “cada candidato será avaliado fisicamente através de uma capina e é lá que eles vão interagir como se estivessem como se estivessem combatendo um incêndio de verdade”, explica Rafael. A parte final desse teste é onde candidato vai carregar a bomba costal.

    Nesta fase os participantes terão a oportunidade de conhecer o programa de combate a incêndios, sendo capacitados quanto a conscientização da população local sobre as conseqüências dos problemas decorrentes de incêndios e queimadas na região, difundir informações sobre alternativas ao uso do fogo, estabelecer rotina de rondas, com finalidade de inibir o início de queimadas ilegais ou sem precauções mínimas, promover atividades que visem à recuperação de áreas degradadas, prover combate em incêndios florestais que atinjam áreas de vegetação nativa, orientar proprietários rurais durante incêndios em áreas privadas e suprir o Sistema de Informações sobre Incêndios Florestais – Sisfogo, de dados sobre ocorrências na área de atuação das brigadas.
    As inscrições foram gratuitas para uma grande demanda. Cada brigadista vai receber um salário mínimo no período de cinco meses. 

Nenhum comentário: