domingo, 22 de maio de 2011

Fórum de Justiça dá início ao projeto 'Fale com o Juiz’


O objetivo é atender pessoas que não dispõe 
de um advogado e tem processo tramitando na justiça.

   Segunda-feira, 16, foi dado o pontapé inicial no Fórum de Justiça de Oriximiná, ao Projeto ‘Fale com o Juiz’.
   O projeto é uma iniciativa do juiz titular da comarca de Oriximiná para favorecer o melhor acesso ao judiciário e a melhor qualidade da prestação jurisdicional ao público patrocinado pela Defensoria Pública, visando proporcionar a esses jurisdicionado uma duração razoável do processo diante da expressiva demanda de usuários da Defensoria que pode ser patrocinadora dessa maioria dos feitos em trâmite da comarca, porém, não tem condições de promover o adequado e desejável andamento dos feitos, retardando assim a solução final do processo.

   Segundo o juiz Francisco idealizador do projeto Francisco Coimbra, os objetivos do projeto é de favorecer melhoria da qualidade do acesso ao judiciário e da prestação jurisdicional ao público  em geral e que não dispõe de recursos financeiros para contratar um advogado. Ainda segundo a organização, o projeto ‘Fale com o Juiz’, veio para favorecer a agilização de processos cíveis e criminais em trâmite na comarca que tenham parte interessada no processo, desde que seja feito o agendamento prévio de até 30 usuários.  “Nossa intenção é melhor a qualidade do acesso do jurisdicionado ao judiciário, que visa atender principalmente aquelas pessoas não podem ser assistidas com o acompanhamento de um advogado”, enfatizou.
   O juiz esclarece ainda que para que a condição para seja inserido ao projeto é que tenha uma ação em trâmite na comarca patrocinada pela Defensoria Pública. “Não se trata de procurar o juiz para ingressar com uma ação, mas sim, procurar o juiz para que seja dada a maior celeridade possível ao processo que esteja demorando a gente atender esse jurisdicionado”, diz. O magistrado diz que há um outro fator importante nesse contexto que é melhorar a qualidade dos serviços da jurisdição com uma duração razoável no processo.
   O Projeto ‘Fale com o juiz’, não tem tempo para terminar e o atendimento acontece somente uma vez na semana a partir das 08:30 às 13:00 . 

Nenhum comentário: