domingo, 22 de maio de 2011

Conseg realiza o II Fórum de Segurança Pública em Oriximiná

A ausência do público ao fórum foi sem dúvida, 
o ponto negativo do evento.

   Nos dias 19 e 20 o COMSEG – Conselho Municipal de Segurança pública realizou no Cliper Santo Antônio, o II Fórum de Segurança Pública do Baixo Amazonas com as presenças de autoridades do Estado e locais. O I Fórum aconteceu há três anos.
   O presidente do Comseg, Orivaldo Maciel, o Conseg é o elo de ligação entre a comunidade e a justiça, portanto a presença da população é imprescindível. “As pessoas tem a obrigação de participar para questionar sobre os problemas juntos às autoridades”, disse Maciel.
    Para o Juiz Titular da Comarca, Francisco Jorge Gemaque Coimbra, a importância de se realizar o fórum, é significativa por que a segurança pública começa a ser uma grande problemática em Oriximiná. “Sabemos que a segurança pública não é somente um problema nosso, e por não ser um problema nosso acaba havendo interação de problemas oriundos de outros municípios por ser a mesma região”, diz Coimbra. Ele ressalta que em Oriximiná há uma peculiaridade por ser uma cidade em desenvolvimento, ocasionado com o êxodo e a imigração e o crescimento natural do município. “Isso tudo deve ser acompanhado de políticas públicas e de uma organização da cidade para criar oportunidades de trabalho, haja vista que na ausência disso tudo leva o jovem na inserção do jovem à criminalidade ou ato infracional, o que redunda num nível se insegurança muito grande para a população.
    Gabriela Contente, que faz parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado, afirmou que a realização do fórum é visto pela secretaria como um momento ímpar para que a comunidade local e também da região esteja se organizando para discutir políticas públicas. “Essa discussão é o que constrói as políticas junto ao governo do estado para Oriximiná”, enfatiza. Gabriela faz questão de ressaltar que o Governo do Estado está muito preocupado com a falta de políticas públicas no interior, devido ao crescimento desordenado do consumo de drogas. “Estamos ouvindo e levaremos o que ficar amarrado à secretaria para tomar as medidas necessárias”, disse.
A delegada Andreza Souza, que convive com a falta de apoio da Secretaria de Segurança do Estado diz  que o fórum foi uma oportunidade para levar à tona todos os problemas existentes no município em relação à segurança pública, bem como as relativas à outras questões como Linhão, exploração mineral na região, dentre outros. “São assuntos relevantes ao município, portanto, é muito importante discuti-los para encontrarmos uma solução sobre o fator aumento da violência, da criminalidade que está dentro desse contexto, que cresceu com a vinda de outras pessoas para Oriximiná”, disse a delegada.
    O deputado Estadual, Júnior Ferrari, fez questão de lembrar que a Constituição Federal é bem claro em relação ao seu Artigo 144, que diz que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. “Temos que fazer a nossa parte para que possamos usufruir de uma segurança pública melhor”, disse Ferrari.
Segundo o prefeito Luiz Gonzaga, o fórum é um alerta para toda a sociedade, que se mobilizem para melhorar a qualidade de todo cidadão oriximinaense. “O poder público está discutindo com a sociedade, mas é lamentável que no primeiro dia do fórum, pouca gente tenha comparecido. Temos que participar, como poderemos cobrar”?, finalizou o prefeito. 

Nenhum comentário: