segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Círio de Santo Antônio, exuberância e fé nas águas calmas e escuras do Rio Trombetas


    Às 19:30, surgiu na ‘boca’ do Igarapé Nhamundá, a balsa conduzindo o andor exuberante de Santo Antônio, sendo escoltado por dezenas de barcos enfeitados como manda a tradição. Nesse momento, o oriximinaense foi tomado por fé e a emoção.  Devotos choram e agradecem a graça alcançada. Os  turistas ficaram encantados com o deslumbramento que o momento proporciona. Por quarenta minutos a balsa e os barcos se exibem para os expectadores.

   Em seguida foi iniciada a  procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz, onde foi celebrada pelo bispo Dom Bernardo,  a tradicional missa campal em frente a igreja matriz.
Durante a procissão, o bispo Dom Bernardo disse que isso é momento único, portanto, a razão de ver tantas pessoas se emocionando.
   O Pároco da igreja de Oriximiá, padre Sunil, disse que é impressionante ver toda a manifestação que o círio de Santo Antônio proporciona. “Ver a alegria dessas pessoas que vieram de longe para prestigiar seu santo padroeiro, deixa qualquer um emocionado”, disse.
   O turista Alemão, Rainer Neubauer, que veio coma a família para assistir ao círio, muito emocionado disse que o Círio de Santo Antônio, é o reflexo da vida das pessoas de Oriximiná. “Aqui todos são alegres, embora existam problemas, mas a exuberância que este lugar tem é algo inexplicável”, disse o turista.
   A portuguesa Sofia Castanheira, também estava deslumbrada com a beleza que é o círio. Isso tudo é muito lindo, está sendo um privilégio assití-lo”, disse Sofia. Segundo estimativas da Polícia Militar participaram da festa mais de dez mil pessoas.
   Nos próximos quinze dias Seguem-se as festividades profanas, com arraial, leilões no cliper Santo Antônio, vendas de artesanatos, barracas com comidas típicas, etc. A vida de oriximinanense se transforma, tem sua população significativamente  aumentada, com a chegada de romeiros vindos da zona rural, de cidades vizinhas, de outros estados e também do exterior.  É o único círio fluvial noturno na Amazônia, uma mistura de contrastes marcantes. Para o povo é uma demonstração de devoção e fé; para os turistas, é mais uma das surpresas fascinantes que a região proporciona a cada instante. 

Nenhum comentário: