sábado, 31 de julho de 2010

Museu do Círio resgata a história de Santo Antônio em Oriximiná

   A equipe da Biblioteca Enéas Cavalcante, está trabalhando à intensamente na confecção do material que ficará em exposição Durante os quinze dias em que a cidade vai viver as festividades de Santo Antônio, padroeiro do município. O Museu do círio que começou há 9 anos já se tornou uma atração à parte durante o período festivo.
   Silvia Printes, Coordenadora da Biblioteca Municipal, destacou o empenho da equipe, para que no dia 01 de agosto,o museu esteja exposto e pronto para visistação. “O Museu do Círio é todo voltado para a tradição e também para pesquisas e vai mostrar toda a história desde o início até os dias atuais”, enfatiza.
   Sobre os barcos pequenos, que já somam 25, eles que são oferendas deixadas por promesseiros que alcançaram alguma pedida ao santo.
   Além do religioso, o museu tem uma importância à nível científico, destaca a coordenadora, que já faz parte de pesquisas e tem mais de cinco teses de graduação que foram escritas sobre o museu. A ornamentação é toda feita por artistas plásticos de Oriximiná.
   Para o artista plástico Leandro Lobato participar de um trabalho como o do museu, é aprender algo mais na vida de qualquer profissional. “A equipe está coesa para que no dia 01 esteja sendo admirado por quem visitá-lo”, diz o artista.
ORAMENTAÇÃO DA BALSA - A equipe responsável pela ornamentação da balsa que vai fazer o traslado da imagem de Santo Antônio na noite do círio, está trabalhando à todo vapor. Quinze operários trabalham o dia todo e ainda entra pela noite para que no próximo dia 28 tudo esteja pronto.
   José Sarney de Oliveira, chefe da equipe, comentou sobre o empenho que a equipe vem tendo para concluir a ornamentação.  Sarney diz o material que está sendo usado na ornamentação da balsa é adquirido no próprio município. “Além do reaproveitamento que estamos fazendo, o material que compramos foi adquirido todo em Oriximná.
   Este ano, o traslado da imagem de Santo Antônio será a Comunidada do Aimin no Lago do Sapucuá.

Nenhum comentário: