sábado, 26 de março de 2011

Companhia Trombetas de Polícia Militar dá início às ações do Proerd


As aulas acontecerão na escola João Paulo uma vez por semana.

    O PROERD - Programa Educacional de Resistência e Combate às Drogas foi implantado em Oriximiná pela 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, em outubro do ano passado e diplomou cerca de trezentos jovens.  O objetivo do programa está centrado em auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem ás pressões diretas ou indiretas que são influenciadas a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes e drogas pesadas. A primeira escola a ser beneficiada pelo programa foi o Iracema Givone.

   Este ano reiniciando as ações do Proerd a 12ª CIPM  no dia 23/03 realizou a primeira aula da temporada e contou com um número expressivo de alunos. Os beneficiados, desta vez, são os alunos da escola João Paulo II que está situada na zona norte da cidade.
Sexta-feira, 18, foi realizada uma reunião com os pais ou responsáveis dos jovens que vão participar do programa nesta temporada. Dentre os vários depoimentos o que mais chamou a atenção foi quando Cremilda Ribeiro, mãe de sete filhos revelou que já conviveu com esse drama dentro de casa. Muito emocionada ela contou que sofreu bastante quando via o filho dela ainda adolescente sendo consumido pela droga. “Meu filho foi para o fundo do poço e  fomos juntos também”, disse. hoje o filho dela é pastor evangélico. Com relação ao Proerd ela lamenta que na época em que conviveu com o pesadelo, em Oriximiná era difícil conseguir ajuda e também elogiou a 12ª CIPM pela iniciativa.
   Para a diretora da escola, Lilian de Oliveira é necessário que toda a comunidade se mobilize e apóie a iniciativa da 12ª companhia, sé assim diz, conseguiremos combater a droga que ronda as escolas de Oriximiná. “A companhia está de parabéns mais a obrigação é de todo cidadão oriximinaense para que o sucesso seja alcançado”, enfatiza.
   Sobre a abertura da temporada em 2011, o responsável pelo programa em Oriximiná, o CB/PM Alderlan, ressaltou a importância do número grandioso de participantes. O policial disse também que o objetivo é atingir cerca de 500 jovens este ano. Outro fator destacado pelo coordenador é que os jovens que participaram no ano passado, hoje são multiplicadores por que levam o aprendizado para dentro de suas casas. “Qualquer tipo de droga é um cancro que corrói a sociedade e destrói famílias é nossa obrigação combatê-las”, disse Alderlan. O Cabo mostrou um dado importante em relação às crianças que já participaram do programa. Segundo ele 99,7% dos participantes nunca se envolveu com drogas ou violência.
   O comandante da 12ª CIPM Capitão Marcelo Ribeiro, sobre o início das aulas do Proerd este ano é um sinal que em Oriximiná, o programa já é uma realidade e a sociedade abraçou a causa. Ele fez questão de ressaltar que todo esse sucesso é atribuído também a Secretaria de Segurança Pública do Estado que implantou o Proerd na região. “Quero ressaltar que essa é a participação da polícia militar com a família e também com a escola João Paulo”, disse o comandante.
    As aulas acontecerão uma vez por semana sempre no horário normal de aula.

Nenhum comentário: